Rua Conselheiro Alfredo Pinto, 371 – Sala 02 - Gonçalves - MG

Como medir retidão

Aplicações de imagem térmica

A retidão é medida diariamente em muitas indústrias. Por exemplo, vigas, rolos, tubos, extremidades de máquinas, corredores de máquinas e transportadores. A retidão muitas vezes é um requisito básico para que uma máquina funcione corretamente e/ou produza peças sem falhas.

Princípio para medição de retidão

O princípio básico da medição de retidão é que todos os valores de medição mostrarão a posição da unidade detectora em relação ao feixe de laser. O feixe de laser pode ser imaginado como uma régua muito, muito longa, absolutamente reta e sem peso. Primeiro, o feixe é alinhado aproximadamente ao longo do objeto de medição. O detector é então posicionado nos pontos de medição selecionados e os valores são registrados. De acordo com a medição, dois dos pontos de medição são zerados, e os outros pontos são recalculados para esta linha de referência. Novos pontos de medição podem ser adicionados ou removidos. Um valor de desvio para todos os pontos pode ser adicionado para o cálculo automático de valores de ajuste corretos. O ajuste pode ser feito com valores ao vivo para feedback contínuo.

Referência relativa ou absoluta

Aplicações de imagem térmica

Quando o objeto medido é para ser a referência (referência relativa), o feixe de laser é nivelado para o detector posicionado nos dois pontos de referência. Este procedimento de nivelamento é sempre realizado de acordo com o mesmo princípio - zerando o laser. Ao usar a referência do plano horizontal (referência absoluta), o feixe de laser é nivelado de acordo com os níveis no transmissor a laser (D22 ou XT20/XT22). Em seguida, todos os valores do detector são mostrados em relação ao plano horizontal.

Medição de retidão a distâncias muito longas

Com o transmissor a laser E30 e o detector E3, a Easy-Laser oferece uma solução única para medição de precisão a distâncias muito longas, de até 200 metros [656 pés].

Medição de retidão com unidades de medição para alinhamento de eixo

Também é possível realizar medições de retidão mais simples com unidades S e M (ou seja, nenhum transmissor a laser separado é usado), se os dispositivos tiverem tecnologia de laser pontual (disponível, por exemplo, no sistema XT770). A unidade S é usada como transmissor de referência e a unidade M é usada como detector. No entanto, não é possível usar o plano horizontal como referência neste caso. Use o programa de medição de valores e calcule a retidão manualmente.

Quais equipamentos você precisa?

Para medir a retidão, você normalmente usaria o sistema geométrico E920, que também pode realizar medições de planicidade, esquadro, nivelamento e paralelismo.

Para medições mais simples, você também pode usar o sistema de alinhamento de eixo XT770.

WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Easy Vector www.easyvector.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×